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quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

Estudo da Parashá Chaiêi Sara (A vida de Sara)

Estudos da Torá 

Parashá nº 5 – Chaiêi Sará (A vida de Sara) 
Bereshit/Gênesis Gn.23:1-25:18 
Haftará (separação) 1Rs1:1-31 e 
 B’rit Hadashah (nova aliança) Mt 8:1-9:38 

Gn 23.1-4 

1 Ora, os anos da vida de Sara foram cento e vinte e sete.  
2 E morreu Sara em Quiriate-Arba, que é Hebrom, na terra de Canaã; e veio Abraão lamentá-la e chorar por ela:  
3 Depois se levantou Abraão de diante do seu morto, e falou aos filhos de Hete, dizendo:  
4 Estrangeiro e peregrino sou eu entre vós; dai-me o direito de um lugar de sepultura entre vós, para que eu sepulte o meu morto, removendo-o de diante da minha face.  

1 - INTRODUÇÃO 

parashá passada termina com Abraão indo até o monte Moriá, a fim de sacrificar Isaque, a pedido do Eterno. Sabemos como a história termina, no momento exato Adonai envia seu anjo e impede o patriarca de sacrificar seu filho. Ele tinha passado no teste” Porém, o texto escrito não conta o que aconteceu com Sara, a mãe de Isaque em todo esse teste. A parasha Vaierá se encerra e inicia-se a iremos estudar hoje, com a vida de Sara. Há algo para aprendermos aqui. 

2 – ESTUDO DAS PALAVRAS 

Essa parashá se inicia de forma um tanto estranha, pois leva o nome de “Chaiêi Sará” (A vida de Sara), mas no verso dois trata da morte dela, então deve haver alguma informação importante pra nós aí, veja: 

וַיִּהְיוּ חַיֵּי שָׂרָה, מֵאָה שָׁנָה וְעֶשְׂרִים שָׁנָה וְשֶׁבַע שָׁנִים–שְׁנֵי, חַיֵּי שָׂרָה 
vayyihyu chayyêy sarah meah shanah veesrym shanah veshevha shâniym shenêy chayyêy sarah 
Existiu na vida de Sara cem anos e vinte anos e sete anos anos da vida de Sara. 

Note que há algo diferente na construção deste texto, em hebraico o tempo da vida de Sara aparece decomposto, e por isso podemos ler o total, ou de acordo com a hermenêutica judaica tentar ir mais fundo no entendimento do texto. Ele aparece dividido em três períodos e cada um tem uma singularidade. Segundo os sábios de Israel Sara viveu os cento e vinte e sete anos que a Torá declara para nós, no entanto, esse tempo representa algo importante sobre a vida dela, que devemos ter conhecimento. Eles falam que quando ela tinha cem anos tinha a aparência de vinte anos e os pecados de sete anos, ou seja mesmo sendo já idosa continuava sendo muito bela e virtuosa e seus pecados eram poucos. Os estudiosos da Torá também dizem que Sara, assim como Abraão, buscava a todo o tempo fazer a vontade do Eterno.  
Outro fato importante a ser observado na idade com que ela morre e o fato de sua morte, pois as Escrituras não nos relatam. Então mais uma vez devemos recorrer ao contexto original para isso, o que o povo cuja história faz parte diz sobre isso? E há algumas informações interessantes para nós aí novamente. Guardem as informações abaixo: 
- Abraão tinha 100 anos quando Isaque nasceu; 
- Sara tinha 90 anos quando isso aconteceu; 
- A diferença de idade entre os dois era de 10 anos; 
- A Torá nos diz que quando Sara morreu ela tinha 127 anos de idade; 
- Então sendo 10 anos mais velho Abraão tinha 137, e Isaque tinha 37 anos; 
- Quando Isaque foi com o pai para o monte Moriá, para ser sacrificado ele tinha 37 anos e sua mãe 127. 
Podemos então concluir que Sara teria morrido ao receber a notícia de que seu filho iria ser sacrificado, pois não teria suportado tal informação. Sendo assim, podemos perceber que o objetivo da Torá em começar a parasha falando do tempo de vida e da morte de Sara é para que nós ficássemos sabendo como ela viveu, pois a forma como nós vivemos é mais importante que a forma como morreremos. A forma como seremos lembrados pelo que fizemos em vida é o que importa, principalmente se o que fazemos é em prol do Reino de D’us. Precisamos, assim como Avraham e Saráh, estar constantemente ligados na Shekinah Divina (presença divina) e na sua Torá, a fim de que nada e nem ninguém possa nos afastar de Adonai.  

3 – RESUMO 

parasha inicia com a morte de Sara, e a consequente busca de Abraão em adquirir terras para sepultar sua esposa. O que vemos é um debate para tal aquisição e o reconhecimento dos filhos de Hete de que o patriarca fosse um príncipe de D’us entre eles, mesmo assim isso não o impediu de extorquí-lo por uma grande quantia pelas terras. E isso se torna profético, pois podemos ver que Abraão pagou por parte da terra que viria a ser dele e de seus descendentes, em sua totalidade.  
Vemos também o patriarca enviando seu servo até sua terra natal para prover uma esposa para Isaque, seu filho, a fim de consolá-lo pela morte de Sara. Percebemos a fidelidade do servo ao seu senhor e também a Adonai, a tal ponto de orar pedindo direção. Isso aponta para que quando eu e você somos fiéis, nosso testemunho pode impactar os que estão ao nosso redor. 
Rebeca encontra-se com o enviado de Abraão, o ajuda e leva-o para casa apresentando aos pais e irmãos. E ela decide ir com ele ao encontro de Isaque, e eles se casam, quando Isaque estava com quarenta anos. 
E a parashá encerra-se com o patriarca Abrão casando-se com Quetura passando seus bens para Isaque, dando dádivas aos filhos de suas concubinas e mandando-os para longe de Isaque, e também com sua morte aos 175 anos de idade. 
Bibliografia: 

Torá – Lei de Moisés. Editora Sefer 
https://pt.chabad.org/library/article_cdo/aid/771008/jewish/Resumo-da-Parash.htm 
- http://www.hebraico.pro.br/r/biblia/ 
- http://hebraico.top/biblia-hebraica-online-transliterada/ 

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