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sexta-feira, 12 de julho de 2024

Estudo da Parashá Chukát - Yeshua a "Água Viva": Significado profético e prático.

 


Estudos da Torá

Parashá nº 39 – Chukát (Regulamento)

B’midbar/Números Nm 19:1-22:1,

Haftará (Separação) Jz 11:1-33; e

B’rit Hadashah (Nova Aliança) Jo 3:9-21; 4:3-30 e 12:27-50.


Tema: Yeshua a "Água Viva": Significado profético e prático.


No estudo dessa semana vamos analisar mais profundamente arelação que há entre a rocha, a água e a vida justa de Yeshua, levando em conta o pensamento judaico e o contexto original das Escrituras, além de considerar os aspectos simbólicos, proféticos e práticos que levam a verdades espirituais profundas.

RESUMO DA PARASHÁ DA SEMANA


A parashá Chukát, de acordo com o resumo no site Chabad, começa com o decreto da Torá, Chukát Hatorá, uma mitsvá que somos conclamados a cumprir mesmo que não possamos entender seu propósito e sua razão - a vaca vermelha (Pará Adumá), cujas cinzas eram usadas, por exemplo, para purificar as pessoas que se contaminaram através de contato com o corpo de uma pessoa morta. A narrativa então salta 38 anos, para iniciar a descrição do que aparece imediatamente antes do povo de Yisrael entrar na Terra de Kenaam. A irmã de Mosheh, Miriam morre, e o povo fica sem água, pois o miraculoso poço que os acompanhara durante sua jornada no deserto, segundo os sábios, existia apenas pelo seu mérito. O Eterno ordena a Mosheh e a Aharon que falem com uma rocha em especial, que produzirá água instantaneamente; em vez disso, Mosheh golpeia a pedra com seu cajado, e HaShem diz aos dois líderes que eles não entrarão na Terra Prometida. Depois, o rei de Edom recusa-se a deixar o povo de Yisrael passar, fazendo-lhes tomar uma rota mais distante. Aharon morre e é sepultado no Monte Hor, e seu filho Elazar o sucede como Sumo Sacerdote. Os Filhos de Yisrael cantam uma canção de louvor sobre o milagroso poço que D'us tinha feito surgir pelo mérito de Miriam, e a porção termina com as batalhas e vitórias sobre Sichon, o rei de Emori, e Og, o rei de Bashan.


ESTUDO DO CONTEXTO LITERAL, PRÁTICO E PROFÉTICO


É interessante estudarmos a relação que há entre a Torah, a água e Yeshua. Olhando apenas superficialmente, pode parecer que não há ligação alguma. E de fato, o judaísmo desconsidera essa relação quando se trata de incluir Yeshua na equação, no entanto eles vêem a relação que o TaNaK faz da Torah com a água. No pensamento judaico, ou seja, nas Escrituras Sagradas, a água está associada à Torah. A Torah é comparada a água pura que limpa e renova. Ela é a fonte de sabedoria e instrução para o povo de Deus. Assim como a água é essencial para a vida física, a Torah é essencial para a vida espiritual.

Em relação a Yeshua como a Palavra viva, por causa de sua vida justa e cumpridora dos mandamentos do Eterno, ele personifica a Torah. Ele é a água viva que purifica, ensina e restaura. E faz isso, devido ao seus ensinos da própria Torah.


Água no TaNaK.

No TaNaK, conhecido como Antigo Testamento, a água é essencial nos rituais de purificação estabelecidos pela Torah. Por exemplo, a água é usada para purificar objetos, pessoas e até mesmo para lavar certos alimentos antes de sua ingestão. Isso reflete a importância da pureza ritual como uma forma de se aproximar de D’us e participar adequadamente no seu serviço e na comunidade.

Conforme vimos acima a água tem significados ricos nas Escrituras e dentro do povo de Yisrael, e veremos alguns deles:

- Purificação - A água está ligada à limpeza de impurezas e ao perdão dos pecados. Conforme vemos nessa parashá, os rituais de purificação envolviam água, simbolizando a limpeza.

- Renovação - A água é também um símbolo de vida e renovação. A Torá frequentemente usa metáforas relacionadas à água para descrever bênçãos e prosperidade que vêm de D’us, além de apontamentos proféticos. Por exemplo, a promessa de uma terra fértil e abundante é frequentemente associada à imagem de "chuvas no seu tempo", fazendo parte de uma grande profecia. No livro do profeta Isaías, o Eterno promete derramar água sobre o sedento, representando a ação do Ruach Hakodesh (Espírito Santo), o poder do Eterno em nossas vidas.


Pois derramarei água na terra sedenta, e torrentes na terra seca; derramarei meu Espírito sobre sua prole, e minha bênção sobre seus descendentes. Is 44:3


- Fonte de Sabedoria - Provérbios 18:4 compara as palavras da boca do homem a águas profundas, associando a água à sabedoria divina.


As palavras do homem são águas profundas, mas a fonte da sabedoria é um ribeiro que transborda. Pv 18:4


- Fonte de Refrigério – Assim como a água é usada para aliviar a sede e refrescar, em um sentido figurado, a água é vista como uma fonte de refrigério espiritual e físico. Nos Salmos, por exemplo, D’us é descrito como a "fonte da água viva" que sacia a sede da alma.


Você pode encontrar outros textos no TaNaK que apontem para a relação da água com a Torah?


Yeshua como água viva.

Agora, em relação a Yeshua sendo chamado de "água viva" na Brit Hadashah conhecido como Novo Testamento, essa metáfora carrega um significado profundamente profético, já que está ligado a tudo que foi predito pelo Eterno. Vemos parte do cumprimento das profecias na vida de Yeshua e de seus seguidores.

Em Jo 4:14, vemos Yeshua referir-se a si mesmo como a fonte da “água viva”. Neste trecho, ele fala à mulher samaritana junto ao poço de Yaakov, primeiro pedindo água para matar a sede e se refrescar, com o intuito de chamar a atenção dela para um ensino importante, oferecendo-lhe "água viva" que saciará a sede espiritual de forma permanente. Ele se refere a si mesmo como a fonte dessa água viva que jorra para a vida eterna. E isso tem várias implicações proféticas:

- Vida Eterna – A água viva representa a vida eterna que é oferecida por meio dos ensinos de Yeshua. Quem bebe dessa água nunca terá sede.


mas quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Pelo contrário, a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna. Jo 4:14


- Purificação - Assim como a água purifica, Yeshua nos purifica de nossos pecados e restaura nossa relação com o Eterno ao ter nos ensinado a Torah de forma plena. Quando obedecemos aos mandamentos de HaShem e nos aproximamos do povo através dos ensinos do messias, restauramos a relação com o Eterno.

- Renovação Espiritual – A Torah que Yeshua ensinou revigora e renova nossa vida, capacitando-nos a viver com propósito e abundância.

Temos ainda outra referência em que Yeshua usa a metáfora da água viva. Em João 7:37-39, durante a moed de Sucot, conhecida como Festa dos Tabernáculos, na verdade no último dia da festa, Yeshua proclama: "Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva." Neste contexto, Yeshua novamente se apresenta como a fonte de vida espiritual abundante para todos os que creem nele.

Como Yeshua vivia na íntegra o cumprimento de Torah, e ensinava sua prática, ele é comparado a uma fonte de água viva, assim como os que segue suas instruções da Torah, conforme ele mesmo disse, se tornam fonte de água viva.


Seguir os passos de Yeshua na prática.

Yeshua não apenas oferece a vida eterna através de viver no caminho que o Eterno estabeleceu pela Torah, mas também uma vida abundante, transformada e transformadora já a partir daqui e de agora, através do Ruach Hakodesh que habita nos servos do Eterno.

Dessa forma, reconhecer que Yeshua é o enviado do Eterno para ser o caminho que leva à verdade e à vida. Ele é o instrumento do Eterno para a salvação e o relacionamento com HaShem, conforme lemos suas palavras em Jo 14:6.

Outra forma prática de seguir os passos de Yeshua é viver pela fé, entendendo claro, que fé não é apenas acreditar, mas é confiar e praticar os mandamentos. E o estudo da Palavra, a oração, comunhão e obediência aos ensinos do mestre. Com isso, imitar o caráter de Yeshua em amor, compaixão, justiça e serviço aos outros, compartilhando as boas novas ensinadas pelo messias para que outros também possam conhecer a “água viva” oferecida pelo ungido do Eterno.


O contexto da parashá para os dias atuais.

Contextualizando o que estudamos nessa parashá para os dias atuais devemos observar alguns pontos importantes:

- Busca pela Verdade e Propósito - Estudar e aplicar as Escrituras como a Palavra inspirada de D’us para orientação espiritual e moral.

- Purificação e Renovação Espiritual - Encontrar perdão e restauração através do Messias em um mundo cheio de paganismo, desobediência, desafios e distrações.

- Vida Abundante e Frutífera - Viver uma vida de serviço, justiça e crescimento espiritual através dos ensinos de Yeshua.

- Fonte de Conhecimento e Sabedoria - Buscar sabedoria para discernir o que é certo e justo na vida diária através do estudo e prática das Escrituras.

Em resumo, obedecer aos mandamentos de Yeshua, que na verdade são do Eterno, vai além de uma simples adesão externa a regras ou preceitos. Envolve uma transformação interior profunda, refletida em atitudes e ações que expressam amor a D’us e ao próximo, uma busca contínua pela santidade, uma fé firme e perseverante, e um compromisso com o discipulado conforme ensinado por Ele. É um chamado para viver uma vida que glorifique a HaShem em todos os aspectos.


Concluindo nosso estudo, tanto a água nas Escrituras e na tradição judaica, quanto a "água viva" ensinada por Yeshua, apontam para a importância crucial da purificação espiritual, da vida abundante no Messias e do seu testemunho das Boas Novas. Seguir Yeshua não é apenas seguir suas palavras, mas também viver uma vida transformada pelos ensinos dele sobre a Torah, refletindo o amor e a misericórdia do Eterno para o mundo, já que as profecias apontam para Yeshua e o cumprimento das palavras do Eterno.


Que HaShem lhes abençoe!


Pr/Rav. Marcelo Santos da Silva (Marcelo Peregrino Silva – Moshê Ben Yosef)


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