Estudos da Torá
Parashá nº 12 – Vayechi (E viveu)
Bereshit/Gênesis 47:28-50:26
Haftará (separação) 1Rs 2:1-12 e
B’rit Hadashah (nova aliança) At 7:9-16; Hb 11:21, 22; 1Pe 1:3-9
Tema: Yehudah, Shiloh e o papel do Mashiach.
A profecia de Yaakov sobre Yehudah, registrada nessa parashá, faz parte dos pilares da esperança messiânica na fé judaica. A frase "o cetro não se apartará de Yehudah, nem o bastão de comandante entre seus pés, até que venha Shiloh, e a ele se congregarão os povos" Bereshit/Gn 49:10, tem sido objeto de inúmeros estudos e interpretações ao longo dos séculos. Neste estudo, exploraremos o significado de Shiloh no contexto da bênção de Yaakov, sua conexão com a realeza de Yehudah, as referências proféticas sobre o assunto e, finalmente, a relação com Yeshua como o Messias prometido.
ESTUDO DO TEXTO DA PARASHÁ
Na bênção de Yaakov a seus filhos, descrita em Bereshit 49:1-27, temos muitas profecias que trazem informações a respeito do povo do Eterno no decorrer dos séculos. Entretanto, seguindo uma linha de entendimento que viemos seguindo a respeito do messias observemos um pouco mais a fundo o que foi dito a Yehudah, pois foi destacado como uma tribo da realeza e da liderança dentro de Yisrael. Observe o texto abaixo:
Yehudá, a ti louvarão seus irmãos; a tua mão estará sobre o cerviz de teus inimigos; os filhos de teu pai se inclinarão a ti. Yehudá é um leãozinho; da presa subiste, meu filho. Ele se encurva, deita-se como um leão é como um leoa; quem o despertará? O cetro não se afastará de Yehudá, nem o legislador dentre seus pés, até que venham Shiloh; e os povos serão obedientes a ele. Gn 49:8-10
Acompanhe comigo alguns elementos nessa profecia que apontam para a realeza de Yehudah.
- Louvor e liderança entre os irmãos.
Yaakov declara que os irmãos louvarão Yehudah e se inclinarão diante dele. Isso indica uma posição de destaque e honra, associada à liderança e ao governo. No entanto, é uma importante profecia a respeito do messias que é descendente desse filho de Yaakov, e seria reconhecido pelos seus irmãos. Apesar de nem todos ainda terem reconhecido Yeshua publicamente, mas o reconhecem ao praticarem as mesmas obras da Torah que ele. Essa profecia é um importante apontamento para o que Yeshua disse o que foi escrito em Lc 13:35.
Eis que a casa de vocês ficará deserta. Eu lhes digo que vocês não me verão mais até que digam: Bendito o que vem em nome do Senhor.
- A metáfora do leão.
Yehudah é descrito como um leão, símbolo de força, coragem e domínio. Assim como o leão é o "rei dos animais", Yehudah é destinado a ser a tribo de onde virão os líderes e reis de Yisrael. Além disso, ao anunciar essas palavras Yaakov profetiza um episódio que ocorreria no futuro de seus descendentes ainda no Egito, que envolve um descendente de Yehudah, que daria sua vida por seus irmãos, que ficaria conhecido na Torah oral como o leão da tribo de Yehudah. Não é a tora que o messias é conhecido como o leão da tribo de Yehudah, por causa da herança do caráter e heroísmo desse homem. O messias traria as mesmas qualidades desse homem e seria como um leão.
- O cetro e o legislador.
O cetro é um símbolo de autoridade real, enquanto o legislador representa aquele que faz as leis e governa com justiça. Ambos os símbolos reforçam que a realeza será estabelecida em Yehudah, permanecendo na sua linhagem até que o propósito do Eterno seja plenamente cumprido.
- Shiló e a reunião dos povos.
A menção de Shiloh reforça que de Yehudah virá um líder que unirá os povos sob um governo.
Mas afinal de contas, o que significa Shiló? A quê ou a quem Yaakov fala para Yehudah?
As palavras de Yaakov sobre Yehudah em Bereshit 49:10 são cheias de profundidade conforme você já pode perceber até aqui, mas vamos aprofundar um pouco mais, olhando atentamente para o termo “Shiloh”.
O cetro não se afastará de Yehudá, nem o legislador dentre seus pés, até que venha Shiloh, e a ele se congregarão os povos.
לֹֽא־יָס֥וּר שֵׁ֨בֶט֙ מִֽיהוּדָ֔ה וּמְחֹקֵ֖ק מִבֵּ֣ין רַגְלָ֑יו ֚עַד כִּֽי־יָבֹ֣א שִׁילֹה שִׁילֹ֔ו וְלֹ֖ו יִקְּהַ֥ת עַמִּֽים
Lo-yasur shevet mihudah umechokek mibeyn ragelayv ad ki-yavo shiloh shilo velo yikehat amym.
Repare no texto hebraico que aparece a palavra shiloh e de duas formas diferentes. Essa palavra tem sido interpretada de diferentes formas dentro da tradição judaica, e seu significado exato é muito discutido. Veremos algumas dessas possibilidades baseadas no contexto das Escrituras:
1. Shiloh como um título messiânico
Muitos entendem que "Shiloh" se refere ao rei ou governante prometido que virá da tribo de Yehudá. Esse governante seria aquele que traria paz, justiça e reuniria as casa de Yisrael e Yehudah, juntamente com pessoas dos povos. O nome geralmente tem sido traduzido como "aquele a quem pertence" ou "aquele para quem é enviado", sugerindo que Shiloh é o escolhido do Eterno para liderar e cumprir o propósito divino. Essa visão está alinhada com a promessa de que a realeza permanecerá na linhagem de Yehudah, culminando em um líder que trará união, redenção e justiça. Assista a live de comentário de Pirkei Shimon sobre 1Pedro capítulo 4 verso 11 e entenderá isso com outros olhos.
2. Shiló como lugar de paz
Outra interpretação é que "Shiloh" vem da raiz hebraica relacionada a "shalom" (paz). Isso indicaria que o descendente de Yehudah trará paz e harmonia. Alguns associam isso ao governo futuro, onde a justiça do Eterno prevalecerá entre os povos.
3. Shiloh como um local histórico
Shiloh também é o nome de uma cidade mencionada em Yehoshua 18:1, onde o Mishkan/tabernáculo foi estabelecido. Embora menos provável no contexto de Bereshit 49:10, alguns sugerem que a menção pode ser um prenúncio da centralidade da adoração ao Eterno, ligada à liderança de Yehudá. Isso indica profeticamente que shiloh aponta para a presença do Eterno em meio ao povo através de um representante, da mesma forma que o Mishkan e o sumo sacerdote o eram.
4. Conexão com Yehudah
Independentemente da interpretação exata, o ponto principal do texto é que Yehudah será a linhagem do governo, e o Eterno trará um líder de destaque que unirá os povos. Essa promessa destaca o papel de Yehudáh como símbolo de força, liderança e continuidade do pacto do Eterno com Yisrael. Eu, pessoalmente, creio em todas as linhas interpretativas ao mesmo tempo, pois todas elas mostram claramente o apontamento profético para o messias Yeshua. O ponto em comum em todas as linhas interpretativas direcionam para uma profecia só, o messias, o ungido, o rei que governará representando o Eterno no meio do povo.
1. Referências proféticas
A bênção dada a Yehudah encontra eco em diversas passagens dos Nevi’im (profetas), especialmente em textos que apontam para a vinda de um governante justo, que desenvolve paz, justiça e redenção para Yisrael e para os povos. Essa promessa, conforme já dissemos, está ligada ao conceito de Mashiach (messias/ungido), que viria da tribo de Yehudah. Os profetas do TaNaK frequentemente retomam o tema dessa bênção e da vinda do Messias.
O Eterno promete a David, descendente de Yehudah, que sua linhagem seria perpétua:
"Estabelecerei depois de ti a tua descendência, que procederá de ti, e firmarei o seu reino ...O teu trono será previsto para sempre." 2Sm 7:12-16
A profecia trata em dois níveis, no primeiro sobre Sh’lomoh e no segundo sobre o messias. Essa aliança com David fortalece a conexão entre Yehudah e a realidade, apontando para um descendente que governará eternamente com justiça.
Yeshayahu/Isaías, por exemplo, profetiza sobre um ramo que brotaria da raiz de Yishai/Jessé (pai de Davi) e um rebento que sairia das suas raízes, veja o texto:
No entanto, um ramo emergirá do tronco de Yishai, um broto crescerá de suas raízes. Is 11:1.
Esse verso é claramente uma continuação, pois a profecia estava sendo dita desde o capítulo anterior, basta voltar ao verso 33 do capítulo 10. O Eterno falando sobre o Yisrael e Yehudah e como eles seriam reduzidos, mas mesmo que os galhos fossem cortados nasceria um broto novo. Baruch HaShem!!Essa imagem alude à linhagem real de Davi, que pertencia à tribo de Yehudah.
Yimeyahu/Jeremias, por sua vez, fala de um "ramo justo" que brotaria de David e exerceria o juízo e a justiça, observe o texto abaixo:
Está chegando o dia, diz Adonai, quando cumprirei esta boa promessa que proclamei para a casa de Yisrael e para a casa de Yehudah. Quando aqueles dias chegarem, naquele tempo, farei descender de David um Ramo de Justiça. Ele fará o que é justo e reto na terra. Quando chegarem aqueles dias, Yehudah será salvo, Yerushalayim viverá em segurança, e o nome dado a ela será Adonai Tzidkenu – Adonai, nossa justiça. Jr 33:14-16.
Se olharmos a continuação desses versos, o 17 e o 18, essa profecia fica ainda mais clara, pois fazem alusão ao Rei messias nas suas atribuições também de sacerdote, e a mesma coisa de seus seguidores remanescentes nazarenos como sacerdotes e levitas.
Mikhah/Miqueias profetiza que o governante de Yisrael sairá de Beit Lechem, a cidade natal de David:
No entanto, você, Beit Lechem, próxima de Efrat, tão pequena entre os clãs de Yehudah, de você sairá para mim o futuro governante de Yisrael, cujas origens estão no passado distante, nos tempos antigos. Por isso, ele desistirá (de Yisrael) até que a mulher em trabalho de parto dê à luz. Então o restante de seus parentes voltará ao povo de Yisrael. Mq 5:2-4
A profecia de Mikhah reforça a conexão entre a tribo de Yehudah e o papel messiânico. Há também o que o Eterno por meio do profeta Yechezkel falou, em 37:24-25, que David seria rei sobre todo o povo, como nesse tempo David já estava morto, fica claro ser uma profecia a respeito do messias.
Essas profecias, em complemento à bênção de Yaakov, criaram uma expectativa messiânica profunda no povo de Yisrael. O Messias seria um descendente de David, da tribo de Yehudah, e traria paz, justiça e salvação para todo o mundo. O que começou a ser cumprido em Yeshua, quando iniciou seu ministério como Mashiach Ben Yosef, e completará quando retornar como Mashiach Ben David.
2. Yeshua e o Cumprimento da Profecia
Estamos tendo a oportunidade de observar as profecias sobre Shiloh e sua ligação com Yeshua neste estudo. A ligação entre Yeshua e essas profecias se dá não apenas pela genealogia, mas também pela maneira como ele viveu e ensinou, refletindo o papel do Mashiach como servo fiel ao Eterno. Os primeiros seguidores viam em Yeshua o cumprimento das as profecias messiânicas. Tanto que os talmidim que escreveram seus relatos o identificaram como descendente da tribo de Yehudah e da linhagem de David, o que o conecta diretamente às promessas e profecias sobre o rei justo e ungido que governará com justiça e aperfeiçoando a paz. Confirmamos ainda essas informações em textos de Rav Sha’ul, na epístola aos Hebreus, bem como nas Cartas de Kefa, e que nele se cumpriram as promessas feitas a Avraham, Yitschak e Yaakov.
A identificação de Yeshua como Shiloh se baseia em várias evidências:
- A linhagem de David: Os Evangelhos de Matityahu e Marcus traçam a linhagem de Yeshua até David, confirmando sua pertença à tribo de Yehudah.
- O cetro real: Os primeiros seguidores viam em Yeshua o rei messiânico, aquele que havia recebido toda autoridade no céu e na terra. Ele apresentava as qualidades associadas ao Mashiach, tais como: sabedoria, justiça, compaixão e obediência ao Eterno. Ele também ensinou sobre o reino do Eterno, enfatizando que esse reino começa com a transformação interior e culmina com o estabelecimento pleno de justiça e de paz.
- A reunião dos povos: Yeshua cumpriu muitos aspectos do papel do Mashiach, como ensinar os caminhos do Eterno, trazer reconciliação e apontar o verdadeiro estímulo na obediência aos mandamentos. Mas os aspectos das profecias sobre a liderança universal, a paz, a confiança e o encontro total de Yisrael ainda é aguardado seu pleno cumprimento, que ocorrerá com sua volta. Esse é um aspecto crucial da expectativa messiânica. A pregação de Yeshua e o estabelecimento da Congregação foram vistos como o início do cumprimento da promessa de que a ele se congregariam todos os povos.
A profecia de Yaakov sobre Shiloh é uma das mais importantes do TaNaK, chamado Antigo Testamento. Ela nos revela a esperança messiânica que permeia toda a Bíblia. A identificação de Yeshua como Shiloh por parte dos primeiros seguidores foi um passo fundamental na interpretação das Escrituras e na compreensão do significado de Yeshua para a humanidade.
Portanto, Yeshua é visto pelos seguidores do caminho nazareno como aquele que começou a cumprir as promessas ao revelar o reino do Eterno e chamar Yisrael ao arrependimento, papel de Mashiach Ben Yosef. Sua linhagem e missão se alinham com as profecias relacionadas ao Mashiach, enquanto muitos aspectos da redenção final e do governo universal aguardam sua manifestação ou volta, como Mashiach Ben David, para a plenitude do plano do Eterno.
Tudo isso nos ensina a confiar no Eterno e a manter a esperança no cumprimento completo de Suas promessas. Quem ama a Eterno segue seus mandamentos e aguarda o dia em que todas as nações se curvarão diante Dele. Que possamos aprender com essa passagem sobre a importância de confiar no plano do Eterno e na fidelidade às Suas promessas.
Que o Eterno os abençoe e até o próximo estudo!
Marcelo Santos da Silva (Marcelo Peregrino Silva – Moshê Ben Yosef)
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