Estudos da Torá
Parashá nº 11 – Vayigash (E aproximou)
Bereshit/Gênesis 44:18-47:27
Haftará (separação) Ez 37:15-28 e
B’rit Hadashah (nova aliança) At 7:9-16
Tema: A palavra branda e os dois Messias.
Ao estudar a Parashá Vayigash somos transportados para mais um momento emocionante e significativo da Toráh: a súplica de Yehudah diante do governante egípcio que, sem que ele soubesse, era seu próprio irmão Yosef. Veremos o significado e as implicações do termo Vayigash, "e aproximou-se", que carrega em si a profundidade de ser mais que uma aproximação física. É o ato de alguém que toma para si a responsabilidade, supera divisões e busca restaurar o que foi quebrado. Esse ato não apenas marca a reconciliação de uma família despedaçada pelo ciúme e pelo sofrimento, mas também antecipa um dos temas mais profundos das Escrituras: a unidade final de Yisrael e a redenção universal. Ao analisarmos essa narrativa, aprendemos lições importantes sobre liderança, coragem, convicção e reconciliação, temas que ecoam nas tradições rabínicas que ligam Yehudah e Yosef às figuras messiânicas de Mashiach Ben Yosef e Mashiach Ben David. Vayigash é mais do que uma palavra; é um chamado para todos nós nos aproximarmos uns dos outros e do Eterno em busca da restauração completa.
ESTUDO DO TEXTO DA PARASHÁ
E Yehudah aproximou-se de Yosef e disse: “Por favor, meu senhor! Permite-me dizer-te algo em particular; e não te ires com teu servo, pois tu és como o próprio faraó. Gn 44:18
A Parashá Vayigash é um tesouro de ensinamentos profundos, envolvendo reconciliação, responsabilidade e redenção. A narrativa da aproximação de Yehudah a Yosef não é apenas um momento dramático de apelo familiar, mas também uma janela profética para a unidade futura de Yisrael e o papel das duas figuras messiânicas: Mashiach Ben Yosef e Mashiach Ben David. Este estudo explorará a simbologia do termo Vayigash, a interação entre Yehudah e Yosef, e as implicações dessa história para o plano de redenção do Eterno.
O que levou Yehudah a se aproximar do governador do Egito? Sabemos que ele tentava livrar seu irmão mais novo, Benyamin, mas a forma como ele faz isso é o toque especial nessa passagem. Apesar de ter motivos para fazer guerra, ele age no sentido de alcançar paz. Note que Sh’lomo Hamelech (Rei Salomão) traz esse ensino.
Uma resposta gentil diminui a ira; palavras duras provocam raiva. Pv 15:1
Bruno Summa diz o seguinte a respeito desse assunto: Se perante uma situação de estresse, formos capazes de mantermos nossa cabeça no lugar e responder provocações extremas em um tom calmo e conciliatório, conseguiremos tanto reduzir a ira da pessoa que nos provoca quanto não levá-la à raiva. Por outro lado, como também ressalta o rei Salomão, se nos encontrarmos perante palavras iradas de uma pessoa alheia e, da mesma forma como ela age, também agirmos ao lhe responder em tom elevado, a pessoa irada será levada a um nível de ira ainda maior, o que colocará ambos em risco. Summa, Bruno. SHA'AREI TORAH: Portões da Torah - BERESHIT 5 (SHA'AREI TORAH - PORTUGUES Livro 6) (p. 234). Edição do Kindle.
O citado autor ainda diz que a fala é algo tão poderoso que é o único atributo que nos torna mais sábios do que as bestas do campo e do que as aves dos céus. Através de nossa fala podemos ser sábios ou tolos. Devido a isso, nunca podemos ceder ao uso indiscriminado e libertino de nossa capacidade de fala, das palavras que podem sair de nossa boca, devemos tomar o máximo cuidado com o que sai da nossa boca, pois podemos destruir não apenas a nossa vida, mas a de outros também.
A parashat Vayigash possui esse nome, pois de acordo com o autor já citado, Yehudah YIGASH (יגש) - se aproximou - de Yosef e, com muita sabedoria no uso de suas palavras, mesmo estando ele em uma situação de extremo estresse e irado por estar sendo acusado injustamente, ele se manteve calmo e foi capaz de controlar suas palavras; e por conta de sua sabedoria, ele foi capaz não apenas de apaziguar Yosef, mas como também de livrar seu irmão da falsa acusação e, acima de tudo, foi capaz de quebrar o coração de Yosef ao ponto de fazê-lo finalmente revelar sua identidade aos seus irmãos. O uso correto das palavras não apenas determina a vida e a morte, como também tem o poder de quebrantar qualquer coração; até daqueles que mais nos odeiam. Summa, Bruno. SHA'AREI TORAH: Portões da Torah - BERESHIT 5 (SHA'AREI TORAH - PORTUGUES Livro 6) (p. 237). Edição do Kindle.
O que aconteceu nesse momento do relato da parashá não é de fácil compreensão, apesar de aparentemente simples. É preciso que cavemos um pouco mais fundo, para além do que foi meramente escrito neste texto.
1. Aproximação e fala com propósito
O termo Vayigash (וַיִּגַּשׁ), que significa "e aproximou" ou "e se achegou", carrega uma conotação mais intensa do que simplesmente aproximar fisicamente. Ele pode implicar aproximação com um propósito deliberado, seja para dialogar, confrontar, apelar ou mesmo para buscar uma conexão mais profunda. Carrega ainda um peso simbólico significativo. Nesta narrativa, Yehudah se aproxima de Yosef com coragem e responsabilidade, oferecendo-se como garantia para salvar Binyamin e preservar a vida de seu pai Yaakov, pois sabia que o patriarca não suportaria mais uma perda. Esse ato reflete uma liderança que equilibra força e humildade, características essenciais para a reconciliação e redenção.
Essa palavra aparece em outros contextos no Tanakh, como quando Avraham intercede por Sidom (Gn 18:23), quando Moshê se aproxima da nuvem divina no Sinai (Ex 20:21) e Eliyahu clama pelo povo no Monte Carmel (1Rs 18:36). Em cada caso, Vayigash implica uma aproximação com intenção deliberada, seja para interceder, confrontar ou buscar a verdade. Yehudah exemplifica essa intenção ao confrontar Yosef, não com violência, mas com palavras veículos de apelo emocional e justiça moral.
No relato dos Escritos Nazarenos, os talmidim de Yeshua utilizam termos e colocações que interligam o ensino de "Vayigash" (וַיִּגַּשׁ) em seus escritos. Por exemplo, quando em Mt 14:28-29 é relatado que Kefa/Pedro pede para “se aproximar” de Yeshua, e o faz ao andar sobre as águas. Nesse relato vemos a ação de “se aproximar” um reflexo de confiança, da mesma forma que Yehudah. Outro exemplo, vemos em Yochanan 13:23-25, durante o seder de Pessach, o talmid que Yeshua amava “se aproxima” a ponto de reclinar-se para lhe fazer uma pergunta íntima e de grande relevância.
Na língua hebraica, o verbo LAGUESHET (לגשת) - se aproximar pode também ser utilizado para uma “aproximação” de ideias por exemplo, ou uma “aproximação” entre duas pessoas que se tornam amigas. A possibilidade do uso do verbo “aproximar” em diferentes esferas e dentro de diferentes conceitos, segundo Bruno Summa, levou a muitos sábios a se questionarem se o VAYIGASH (ויגש) entre Yehudah e Yosef realmente trata de uma aproximação física ou trata de uma “aproximação” em um sentido mais conceitual. Sobre as diferentes maneiras de utilizar esse verbo, um Midrash expõe a seguinte interpretação:
“E Yehudah se aproximou dele” - está escrito que os propósitos são como águas profundas no coração de um homem. Isso significa que os propósitos de um homem são como águas boas e frescas, mas nenhuma criatura é capaz de bebê-la por causa de seu difícil acesso. Alguém vem e amarra uma corda em uma corda, um atilho em um atilho e um cordão em um cordão, e os amarra em um balde, esse será capaz de beber da fonte. Similarmente, Yehudah não parou de responder as perguntas de Yosef até que ele (Yehudah) compreendesse o que havia em seu coração (de Yosef). Bereshit Rabbah 93:5
Esse midrash requer uma explicação, que o autor citado anteriormente traz. Ele começa citando o seguinte ensino do rei Salomão para basear seu ensino:
As intenções da mente de um homem são como águas profundas, mas um homem de entendimento é capaz de retirá-las. Provérbios 20:5
Nesse versículo, o rei Salomão compara as intenções de um homem com águas profundas de um poço, e diz que o homem que possui entendimento é capaz de tirar as águas do poço. Vamos compreender esse ensino. Águas que são encontradas em poços profundos são mais frescas e puras conforme a profundidade aumenta; quão mais fundo são encontradas, melhor é sua qualidade. Ao comparar os propósitos do coração de um homem às águas profundas, o rei Salomão está dizendo que as intenções do “poço” do coração fornece algo tão valioso quanto águas boas e frescas que existem dentro de um poço profundo. Então o Midrash ressalta um detalhe, por que é difícil obter águas boas e frescas de um poço profundo? Porque o acesso às águas é difícil. O que faz o homem então? Ele amarra uma corda à outra corda, e amarra essa em um atilho, e amarra esse atilho em um cordão amarrado em outro cordão; então finalmente ele ata essa longa corda em um balde.
Dessa forma, ele terá uma ferramenta longa o suficiente para que possa ter acesso às águas mais profundas e retirá-las de lá. Dessa mesma forma, Yehudah foi “amarrando uma corda à outra corda” durante o diálogo que teve com seu irmão. A sabedoria que Yehudah teve em como usar suas palavras perante Yosef e o entendimento que teve sobre o que deveria ser dito, aos poucos, Yehudah foi se tornando capaz de acessar as águas profundas do poço de Yosef. Pela forma como “se aproximou” de Yosef, Yehudah conseguiu extrair as intenções mais profundas do coração de Yosef. Conforme ensinado no início dessa Parashah, Yehudah soube usar suas palavras para forçar Yosef a revelar as intenções mais profundas e verdadeiras de seu coração; e o que isso resultou? Yosef não teve outra escolha a não ser revelar sua verdadeira identidade. Não foi Yosef que decidiu se revelar, foi Yehudah que foi capaz de remover esse segredo do coração de Yosef; e ao removê-lo, Yosef não foi mais capaz de se conter. A sabedoria de Yehudah expressa em suas palavras foi capaz de quebrantar o coração de Yosef. Summa, Bruno. SHA'AREI TORAH: Portões da Torah - BERESHIT 5 (SHA'AREI TORAH - PORTUGUES Livro 6) (pp. 242-243). Edição do Kindle.
Com isso podemos claramente compreender que Vayigash não se trata apenas de uma aproximação física, mas de uma aproximação mental entre Yehudah e Yosef. Yehudah com muita sabedoria foi capaz de entrar na mente de Yosef e com isso teve acesso às intenções mais íntimas e pessoais do coração de seu irmão, levando-o a se revelar. Isso quer dizer que um ato de sabedoria, uma palavra correta e branda pode derrubar barreiras.
2. Yehudah e Yosef: Dois Reis, Dois Caminhos
Vamos aprofundar um pouco mais e observar este relato com mais apontamentos proféticos. Já refletimos sobre o motivo de Yehudah ter pedido para se aproximar, mas há algo mais aqui, e trarei algumas informações que ajudarão a ampliar o entendimento.
A interação que houve entre Yehudah e Yosef reflete mais do que uma disputa entre dois homens, ou entre irmãos. Ela simboliza o futuro de Yisrael e as duas lideranças messiânicas: Mashiach Ben Yosef e Mashiach Ben David. Yosef, que preserva a vida de Yisrael e governa o Egito com sabedoria, é frequentemente associado ao papel de Mashiach ben Yosef, que enfrentará desafios para preparar o caminho para a redenção através do sofrimento que leva ao crescimento e exaltação. Yehudah, por sua vez, representa o reino davídico e o papel final de Mashiach Ben David como o rei que traz paz e unidade.
Essa interação também prefigura a união das tribos de Yisrael, conforme descrito em Yechezkel 37:15-22, onde os dois bastões que representam Yehudah e Yosef, se tornam um só nas mãos do Eterno. A reconciliação entre Yehudah e Yosef em Bereshit é um apontamento profético do plano maior do Eterno, que é reunir o povo disperso de Yisrael ao judeus e trazer as nações ao conhecimento do Único e verdadeiro Elohim. Mas vejamos como podemos chegar a esse entendimento, e Bruno Summa junto a outros sábios do povo de Yisrael nos ajudarão.
Por que Yehudah tomou a frente e se posicionou perante Yosef? Por que não Reuben dado que era o filho mais velho? Nada na Torah é por acaso, e o embate entre Yehudah e Yosef e a união formada através desse embate, apontam para profundos mistérios sobre o plano de redenção divino.
Os progenitores das outras tribos disseram entre eles: reis disputam um com o outro. O que nós temos a ver com isso? Bereshit Rabbah 93:5
Esse é mais um Midrash complicado. Está escrito que os progenitores das outras tribos, isso é, os irmãos de Yosef e de Yehudah, enquanto assistiam o embate entre ambos, ficavam dizendo que um rei disputava com outro rei, e se questionavam sobre o que teriam eles a ver com tudo isso. Curioso, por que o Midrash trata Yehudah e Yosef como “reis” sendo que nenhum dos dois eram realmente reis?
Está escrito: “e veja os reis se reunindo, eles se tornaram unidos (Sl 48:5)”. Esse verso alude a Yehudah e Yosef. Bereshit Rabbah 93:2
O Midrash, por algum motivo ainda oculto, trata Yehudah e Yosef como reis e utiliza o versículo de Salmos 48:5 para dizer que não são apenas reis, como eles irão se reunir e se tornarão unidos. Sobre Yehudah ser chamado de rei é de fácil compreensão, dado que de sua tribo os reis de Israel seriam escolhidos, porém o mesmo não é válido sobre Yosef. Mas há um detalhe que poucos conhecem, e é justamente sobre esse detalhe que o Midrash quer que nos atentamos. Toda vez que Yehudah é tratado como REI, no singular, e toda vez que Yosef é tratado como REI, no singular, ambas são alusões ocultas às duas facetas de Mashiach: Mashiach Ben Yosef e Mashiach Ben David. Esses são os reis de Yehudah e de Yosef.
Quando ambos se enfrentaram, ambos provaram que deles viriam as duas facetas de Mashiach que moldariam o mundo e que trariam a redenção aos homens. A Parashat Vayigash apresenta duas coisas até então ocultas: Mashiach terá duas facetas e qual seria a origem de cada uma delas. E o que as tribos tem a ver com isso? Tudo a ver, pois a redenção de Mashiach Ben Yosef e de Mashiach Ben David apenas se concretizará quando todas as tribos trabalharem juntas. Mas há uma pergunta, 10 das 12 tribos foram assimiladas e sumiram, e agora?. Realmente sumiram, mas a fagulha que os descendentes dessas tribos possuem, mesmo que esses hoje em dia estejam em diversas partes do mundo e totalmente assimilados por outras religiões, suas fagulhas serão novamente despertadas através da Torah quando a redenção estiver à porta. Por isso que nos dias de hoje vemos muitas pessoas ao redor do mundo, de diferentes credos e sem saberem explicar os porquês, com uma sede nunca vista antes em se achegarem à Torah e aos mandamentos de Hashem. Há um crescente movimento acontecendo mundo a fora de uns anos para cá de pessoas buscando a Torah, as Mitzvot e ao Deus de Israel de uma forma impressionante e sem precedentes. Hoje existe uma sede tão grande que, pessoas em todo o mundo, estão largando suas antigas crenças e aceitando sobre si o jugo da Torah. Isso é um sinal claro que Mashiach está chegando e que essas pessoas que hoje estão se jogando de cabeça na Torah sem motivos aparentes são os descendentes das tribos perdidas de Israel, aos quais foram dada a fagulha divina que é passada de geração em geração, fagulha que conecta a alma de um homem que a possui à Torah e ao Deus de Israel. Com a aproximação de Mashiach, essa fagulha está reacendendo em muitos e é por isso que vemos pessoas se voltando à Torah e se preparando para receber Mashiach quando ele chegar, pois apenas assim, todas as tribos estarão prontas para se submeterem à vontade do rei.
Agora vamos olhar para Yosef. Por que ele foi antes para o Egito? Para preparar o Egito para a chegada de Israel, tanto fisicamente quanto espiritualmente; ou seja, Yosef não apenas foi capaz de dar suporte material à sua família, ele também “purificou” o local. E como Yosef purificou o local? Fazendo com que as pessoas se circuncidassem e lhes ensinando Torah (conforme já estudado anteriormente). E qual foi o resultado disso? Ele foi capaz de reunir todos seus irmãos (tribos de Israel) junto a ele.
A missão de Mashiach Ben Yosef se divide em três frentes: ensino dos mistérios da Torah, remoção do espírito imundo e reunir todas as tribos de Israel. Kol HaTor 1:11
O grande sábio Gaon de Vilna e autor do Kol HaTor, diz que Mashiach Ben Yosef possui três missões distintas: ensinar Torah, remover impureza e reunir as tribos de Israel. Oras, não foi exatamente isso que Yosef fez enquanto no Egito? A missão dada a Yosef depois que se tornou líder representa a formação das três missões de Mashiach em nossa realidade terrena. Por esse mérito, foi dada a Yosef a honra de ter seu nome associado à uma das facetas de Mashiach.
E Yehudah se aproximou de Yosef. Rabbi Yehudah disse: a aproximação foi para guerrear, como está escrito: “Yoav se aproximou (vayigash) para guerrear (II Sm 10:13)”. Rabbi Nechemyah disse: a aproximação foi para convencer, como está escrito: “os filhos de Yehudah se aproximaram (vayigashu) de Yehoshua (Js 14:6)” para lhe convencer. Outros rabinos disseram: a aproximação foi para oração, como está escrito: “Eliyahu, o profeta, se aproximou (vayigash) e etc (I Rs 18:36)”. Rabbi Elazar disse: todas estão corretas. Bereshit Rabbah 93:6
Rabbi Yehudah, Rabbi Nechemyah e outros rabinos começa a debater sobre o significado por trás do termo VAYIGASH (ויגש) - e se aproximou. Rabbi Yehudah, se baseando em II Samuel 10:13, diz que Yehudah se aproximou de Yosef para guerrear com ele, pois no versículo que ele menciona, o Vayigash é utilizado em referência à guerra. Rabbi Nechemiyah descorda e diz que Yehudah se aproximou de Yosef com a intenção de convencê-lo, e cita Josué 14:6, onde está escrito que os filhos de Yehudah “se aproximaram” de Josué para convencê-lo de algo. Então os outro rabinos dizem que, conforme o termo Vayigash aparece em I Reis 18:36, o real intento de Yehudah era a oração, ou seja, Yehudah não se aproximou de Yosef, mas sim de Hashem; Yehudah se aproximou de Hashem pela oração antes de dirigir à palavra ao seu irmão. No fim, Rabbi Elazar diz que todas as interpretações estão corretas.
Oras, como assim todas estão corretas? Se Yehudah se aproximou com a intenção de guerrear, certamente ele não tinha intenção alguma de convencer Yosef a nada, o que está acontecendo? Isso é fácil, apenas nos basta olharmos VAYIGASH (ויגש) de uma maneira mais espiritual. Já vimos as missões de Mashiach Ben Yosef, e agora devemos olhar para as missões de Mashiach Ben David; as quais são: guerrear contra os inimigos de Israel, convencer a todos os homens sobre o único e verdadeiro Deus e por fim, ensiná-los a oração, isso é, Mashiach Ben David ensinará todos homens a como estabelecerem uma conexão intima com Hashem.
VAYIGASH (ויגש) aparece em quatro lugares no Tanakh. O primeiro em Genesis 44:18 que fala sobre Yehudah. O segundo em II Samuel 10:13 que fala sobre guerrear. O terceiro em Josué 14:6 que fala sobre convencimento. E o quarto em I Reis 18:36 que fala sobre aproximação com Hashem. Ou seja, VAYIGASH (ויגש) revela a origem de Mashiach Ben David e suas três missões.
O que isso tudo nos ensina? Que esse foi o momento em que Hashem estabeleceu em nossa realidade as duas facetas de Mashiach, suas origens e suas missões, e que tal não se manifestará até que todos os descendentes das outras 10 tribos não se sujeitem à liderança de Mashiach, isso é, até que não tenham suas fagulhas internas reativadas pela Torah. Quanto mais homens ao redor do mundo se associarem à Torah, mais próxima a Era de Mashiach estará; por isso está escrito:
E então terminará a rivalidade de Efraim (filho de Yosef) e a raiva de Yehudah. Efraim não mais invejará Yehudah e Yehudah não será mais hostil a Efraim. Midrash Tanchuma, Parashat Vayigash
Efraim representa o Reino do Norte, as tribos dispersas, as quais serão reunidas pela obra de Mashiach Ben Yosef; Yehudah representa o reino do Sul, as tribos de Yehudah e Binyamin, de onde virá Mashiach Ben David. Quando Midrash diz que as inimizades acabarão, ele está se dizendo que, pela obra de Mashiach Ben Yosef, ambos os Reinos de Israel e o Reino de Yehudah, que há muitos anos se separaram, serão novamente reunidos, e assim, Mashiach Ben David guerreará e dominará.
Lhes diga: assim diz meu Senhor Adonai, eu tomarei a vara das mãos de Yosef, a qual está na mão de Efraim, e das tribos de Israel associadas a ele, e a colocarei a vara de Yehudah sobre ela e as farei como uma vara; elas serão reunidas pelas minhas mãos. Ezequiel 37:19 Summa, Bruno. SHA'AREI TORAH: Portões da Torah - BERESHIT 5 (SHA'AREI TORAH - PORTUGUES Livro 6) (pp. 244-249). Edição do Kindle.
E há ainda outros comentários rabínicos que comparam Yehudah e Yosef a dois reis e os relacionam aos conceitos proféticos de Mashiach Ben Yosef e Mashiach Ben David.
Yehudah: Representa o Reino do Sul, de onde viria a linhagem de David e, futuramente, o Mashiach ben David, que traria o reino final e eterno, conforme a promessa do Eterno a David em Shmuel Bet/2Sm 7:12-16.
Yosef: Representa o Reino do Norte (Efraim), que é associado ao Mashiach ben Yosef. Esse Mashiach desempenha um papel precursor na redenção, enfrentando as nações e preparando o caminho para o reinado de Mashiach Ben David.
Essa visão é baseada na divisão histórica de Israel em dois reinos, mas também reflete aspectos espirituais complementares na redenção futura. Os estudiosos associam os dois mashiachim a funções distintas, mas complementares, na Geulah, ou seja, na redenção.
Mashiach ben Yosef: Representa a luta, a preservação e o papel de preparar Yisrael para o retorno ao Eterno. Assim como Yosef preservou sua família durante a fome e enfrentou o sofrimento pessoal para salvar muitos, o Mashiach ben Yosef é visto como alguém que enfrenta grandes desafios e até mesmo a possibilidade de morrer por Yisrael, conforme descrito em tradições como a de Zacarias 12:10, onde se menciona um "sofrimento" que leva ao arrependimento.
Mashiach ben David: É o rei final, da linhagem de Yehudah, que trará a paz e estabelecerá o reino do Eterno sobre toda a terra, cumprindo profecias como as de Yeshayahu 11:1-10. Ele atualizará a unidade definitiva e restaurará todas as coisas.
Yosef está em posição de poder, mas era com contenção e sabedoria, o que reflete o papel de Mashiach ben Yosef em sustentar e proteger o povo durante tempos de adversidade, preparando o caminho para a redenção final.
Yehudah, em sua liderança vigorosa e disposição para assumir responsabilidade, reflete o papel de Mashiach ben David, que trará unidade e reinará sobre todo Yisrael como um pastor fiel e justo, conforme profetizado em Yechezkel 37:24-25.
O Midrash Bereshit Rabá e outros textos rabínicos sugerem que uma reconciliação entre Yehudah e Yosef na história de Bereshit prefigura uma união das tribos dispersas de Yisrael. Essa unidade será trazida pelo Mashiach, como descrito em Yechezkel 37:15-22 , onde o profeta fala dos dois bastões um para Yehudah e outro para Yosef (Efraim), que se tornarão um só nas mãos do Eterno, simbolizando a reunião de todo Israel como um único povo.
Essa visão é amplamente refletida na ideia de que Mashiach ben Yosef e Mashiach ben David trabalham em conjunto, ainda que suas missões sejam distintas. O Midrash destaca que a reconciliação entre Yosef e seus irmãos foi essencial para garantir a sobrevivência de Yisrael durante a fome, mostrando que a cooperação e a unidade são fundamentais para a redenção futura.
Além disso, a interação entre Yehudah e Yosef no contexto da Parashá Vayigash também aponta para o papel de Yisrael como uma luz para as nações. Yosef, ao governar o Egito, não apenas preserva sua família, mas também sustenta o mundo inteiro durante a fome. Isso reflete a promessa de que, na redenção final, Israel será uma fonte de vitória para todas as nações, conforme dito em Yeshayahu 2:2-3: "De Tsion sairá a instrução, e a palavra do Eterno de Yerushalayim."
Que o Eterno os abençoe e até o próximo estudo!
Marcelo Santos da Silva (Marcelo Peregrino Silva – Moshê Ben Yosef)
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